quinta-feira, 2 de abril de 2009

Aula sobre Internet I

Em 1969, foi criada uma das formas mais universais de comunicação que o mundo já conheceu: a Internet. Inicialmente, em meio a Guerra Fria, era controlada pelo governo e algumas universidades somente. Em 1993 surge o "www" (world wide web), criada por Tim Berners-Lee, o que trouxe uma nova cara para a mídia. Comercializar no veículo já era possível, Amazon, Yahoo e Netscape foram as pioneiras no novo investimento.
De 1969 pra cá, o tipo de navegação na Internet modificou-se diversas vezes. Em 1995, o Modem discado apareceu, mas era caro e devagar. Em 1998, o cabo modificou esse cenário e se apresentou como uma bela alternativa, gozando de ótima velocidade e independência da linha telefônica. O WiFi, criado em 1999, trouxe uma boa opção por deslocamento, seguido deste veio o ADSL que cumpria o papel do cabo, porém servia para locais que a ferramenta não alcançava. Em 2008, o "3G" proporcionaria uma banda larga em qualquer lugar.
As convergências entre mídias anteriores e a Internet também seriam inevitáveis, uma vez que o número de usuários do novo veículo eram cada vez maiores. Em 1995, alguns jornais começaram a ser divulgados, seguidos por rádios (1996), canais de TV (1999) e em 2000 uma convergência generalizada entre todos os anteriores já era visível na Web.
Os suportes modificaram-se ao longo da história: em 1969 tínhamos os Mainframes; em 1976 a Apple cria o Apple I, o primeiro computador pessoal; em 1981, o IBM PC foi criado; em 1984, o Mac foi a reposta da Apple para o PC; já em 1996, surgiram os primeiros celulares com acesso à Internet e em 2007 a TV já podia ser conectada à Web.
Hoje em dia, a Internet se transformou numa mídia invoadora que dispara informações ilimitadas e instantâneas, ultrapassando usuários de jornais, televisão e rádio. Os Blogs possibilitam a participação de qualquer pessoa conectada à rede, expressando tudo o que quiser. O Twitter, Msn, ICQ entre muitos outros, possibilitam aos navegadores sua intercomunicação instantânea, personalizada, assim como páginas pessoais populares como é possível no Orkut e muitos outros.
Tudo isso gerou uma rede enorme de pessoas conectadas e trouxe a atenção dos anunciantes para o veículo que revolucionou as formas de comunicação do mundO.
Para saber mais sobre a Web, veja abaixo o vídeo sobre sua criação. (em inglês)


Dan Fialkow

Sem comentários:

Enviar um comentário