quarta-feira, 1 de julho de 2009

TV e sua Digitalização

Todo mundo assiste TV. Com certeza menos do que assistia antes, mas ainda sim alguma parte do seu dia voltando seus olhos para algum canal da televisão.
Acontece que o maior rival dos meios da mídia pré-1970 está conseguindo fazer com que as grandes companhias de televisão percam o sono. A Internet ataca de novo e desta vez acaba por criar um impasse na vida do cidadão consumidor. Por que vou ver TV se tenho quase todas as informações no meu computador e vários canais são transmitidos no meu PC? A resposta está na pergunta: o cidadão consumidor vai ver a TV diretamente do computador, como muitos já fazem.
Mesmo assim, não podemos dizer que a televisão está morta. A interatividade é o melhor jeito para atrair o olhar daqueles que estão interessados. A publicidade incrustada nos programas faria com que o espectador pudesse comprar o vestido que a Juliana Paes está usando no capítulo da novela das 9 ou a camisa do apresentador da MTV. O telespectador poderia comentar nos programas, ligar, participar de forma ainda mais intensa dos canais que está assistindo.
O problema é que este tipo de publicidade não poderia ser muito bem enquadrado em programas de notícia, apenas em entretenimento. Os comerciais de televisão já significam a ida ao banheiro ou a troca de canal para o telespectador, a fórumula não dará certo por muito tempo. Como financiar a imprensa nesse caso? Estaríamos fadados a um apelo para o merchandising das novelas?
Só o responsável pelas contas das emissoras poderia nos dizer

Por Dan Fialkow

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